Minhas impressões sobre as manifestações

(Foto: Jornal do Brasil)


Para quem não sabe estou morando em São Paulo (Capital), onde começou toda a reviravolta brasileira (o que espero que aconteça!). Não participo das manifestações, infelizmente, por causa dos baderneiros, acabei de me mudar para uma cidade que não conheço direito e não quero deixar a Dona Mãe preocupada.

Perguntei nas redes sociais que participo, essas pessoas que desrespeitam as grades que protegem os órgãos públicos são as mesmas pessoas que respeitam as grades que protegem as áreas diferentes em shows? Claro que a grande maioria que teria gastando R$ 1000,00 numa área mega VIP ficaria reclamando se pessoas que pagaram R$ 500,00 derrubassem as grades e invadissem o espaço delas. Como já disse, será que eles esquecem que o dinheiro público (aquele dinheiro que saem dos impostos que pagamos!) será usado nas reformas necessárias pela destruição causada por uma minoria manifestante e violenta, que este dinheiro, que deveria ser aplicado na educação, na saúde e no transporte público será usado para outro fim (sim, eu sei que esses valores são separados, assim como o dinheiro da saúde e da educação é separado do financiamento às construções e reformas dos estádios).

Trabalhei no Ministério do Esporte de 2002 à 2005 e desde então digo aos amigos e familiares que a Copa do Mundo seria no Brasil em 2014. Na época, escutei de muitos, será bom para a visibilidade do Brasil pelo Mundo e agora, será que o Mundo terá uma boa perspectiva com essas manifestações no Brasil? Será que deixar para reclamar na Copa das Confederações trará boas impressões para o Brasil nas comunidades estrangeiras? Vi um estrangeiro no meio da multidão em alguma cidade com um cartaz pedindo que não viessem ao Brasil por ser um país violento. Assisti a pseudo-abertura pela Globo e vi a Tatá Werneck fazendo piadinhas de mal gosto com os japoneses e com o apoio do Luciano Hulk, isso seria certo? Por que não reclamaram quando o Brasil foi escolhido como sede das Copas? 

Sei que são muitas reivindicações, são diferentes, vários grupos, dizem que tem falta de foco, por cada grupo manifestar em prol de uma coisa, mas será que todos pensam na PEC 37, será que todos estão falando do desvio de dinheiro na construção dos 'novos' estádios no Brasil ou ainda no aumento das passagens dos transportes coletivos públicos? Não, grupos tem interesses diferentes, se cada grupo fizer um manifesto num dia diferente, não terá força o suficiente para serem escutados. Importante as manifestações, concordo com parte delas, não concordo com a violência, com o desrespeito aos policiais (se a população os respeitassem mais, talvez não seria essa pouca vergonha na nossa segurança pública), acredito que alguns policiais não tenham aguardando que os manifestantes começassem o vandalismo, mas se você ver um dos seus ou imaginar seus direitos ameaçados por outra pessoa, vocês não partiriam para cima? Colocar a culpa no governo, só e somente só, não é o certo. Nós votamos, nós elegemos, nós escolhemos. Aprender a votar e conscientemente, é o certo, voto de protesto, uma merda! Vamos avaliar com mais cuidado.

Achei linda as manifestações pacíficas em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília e em várias outras cidades, fiquei arrepiada em cada vídeo que assisti, ver as fotos da parte superior do Congresso Nacional foi totalmente emocionante, ver manifestantes da paz se oferecendo para limparem a ALERJ foi maravilhoso. Vandalizar não é a saída, na Prefeitura de São Paulo, ontem um policial municipal, ficou a frente dos demais guardas com uma câmera na mão filmando os baderneiros, pode ser uma posição radical minha, mas identificar estes e prendê-los, seria a melhor saída, deixá-los presos pelo período das manifestações, pagar com serviços comunitários, trabalhar de graça para o governo, nos trabalhos pesados, recapeando pistas, varrendo ruas, recolhendo lixo, limpando as parede pichadas e voltarem e fazer serviços comunitários na cadeia. São administradores, professores, da área de tecnologia de informação ou qualquer área que fosse, deveriam dar aulas aos presos, quem sabe assim, a recuperação seria melhor.

Ontem na hora da manifestação estava no Shopping e devido aos acontecimentos da semana passada, o shopping foi fechado na hora, estava dentro de uma loja e os vendedores reclamaram de mais uma noite perdida, mais prejuízos nos seus bolsos. Prejudicar quem está trabalhando corretamente é certo?

Manifestem de cara limpa e aberta, não use máscaras, não se escondam. Manifestem na paz, não agridam, não depredem, cuidem um dos outros. Não destrua o patrimônio público e privado, não roubem lojas e não dê prejuízo àqueles que trabalham com dignidade.

0 comentários:

Postar um comentário

  © DO MUITO E DO POUCO

Design by Emporium Digital