Cozinha Maravilhosa da Nika
2 em 1 - Pudim de Claras e Quindim

Atualmente ando empolgada e um tanto feliz, apesar que algumas coisas tendem a chatear o coração, mas nada que o tempo não resolva. Enganar-se com as pessoas, estas saírem da minha vida, algumas entrarem e um reencontro (peças que a vida nos prega!). O importante é que a vida segue, nós caímos e levantamos, sacudimos a poeira, empinamos o nariz e seguimos em frente. Este é o resumo da minha vida!

Mas não é disso que o post vai falar, vamos falar de cozinha, lógico (Do muito - comida - do pouco - outras coisas!). Minha irmã está aniversariando essa semana, mora em SP e está aqui em Brasília essa semana, me pediu um pudim de claras e eu como uma boa irmã, decidi atender o pedido. Mas aí pensei, o que fazer com as gemas que sobrarem? Pesquisei na internet e vi que servem o pudim de claras com um creme feito com algumas gemas, mas sou apaixonada por quindim e uma eterna alma gordinha, resolvi fazer esse reaproveitamento e usar o forno para testar duas receitas.

Pudim de Claras


Para calda:
2 xícaras (chá) de Açúcar;
1 xícara (chá) de água.

Faça uma calda para pudim tradicional, coloque na forma que vai assar o pudim e deixe esfriar.

Pudim
8 claras;
16 colheres (sopa) de açúcar.
Opcional: raspas de limão (eu coloquei, ficou bem gostoso) ou essência de baunilha (não coloquei).

Bata as claras em neve e vá acrescentando o açúcar aos poucos, depois que acrescentar toda açúcar, bata por mais 10 minutos, na minha receita, usei para 14 colheres, mas da próxima vez q for fazer diminuirei para 10 colheres, achei muito doce, a proporção de claras para açúcar em todas as receitas que achei e pelo o que uma tia doceira passou foi que para cada clara usasse duas colheres de açúcar, mas vai muito do gosto da pessoa. Coloque na forma untada com a calda, inclusive nas laterais. Leve para assar em banho-maria, não darei tempo, meu forno assa mais devagar, então o ponto é, o pudim cresce bastante, então, coloque a 'grelha' o mais baixo possível no forno, deixe assar até ficar bem dourado em cima. Truque, enfie um palito, se sair sequinho, está no ponto. Dica: Não abra o forno antes de 30 minutos (este é o tempo médio que as receitas pesquisadas dizem que ele fica pronto). Desenforme morno, passe uma faquinha em volta que sai fácil - não tentei desenformar frio. Leve para gelar. Outra dica: retire aquela pelezinha esbranquiçada da clara, evita o cheiro de ovo.


Quindim

8 gemas;
1 ovo inteiro;
50 g de coco ralado sem açúcar (nesta receita, usei 100g, mas é muito);
200 ml de leite de coco;
1 xícara (chá) de açúcar.

Peneire as gemas para evitar o cheiro forte de ovo, não utilize colher, vá batendo lentamente ou na beiradinha da travessa ou na mão, deixe-as escorrer naturamente. Acrescente os outros ingredientes. Eu bati com um fuê (sabe o que é? Clique aqui), até incorporar bem todos os ingredientes. Unte uma forma com manteiga e polvilhe açúcar.

Da próxima vez que for fazer, quero tentar fazer nas formas de empadinha, para festas.

Coloquei os dois para assar ao mesmo tempo, o quindim demorar muito mais para ficar pronto.


No iTouch:




PS: Eu postei duas vezes no mesmo mês - Milagre!!! E eu preciso aprimorar minhas fotos, mas a preguiça não deixa!


2 comentários:

Anônimo,  27 de novembro de 2011 às 14:49  

Outra opção, o que fazer com as claras !
http://www.receitas.com/maisvoce/grand-gateau-4ea009ba2769603cec003ed3

Tha Boss 27 de novembro de 2011 às 19:49  

Deve ter ficado uma delícia, me deu uma vontade louca de provar seu pudim, beijos Nika ;-)

Postar um comentário

  © DO MUITO E DO POUCO

Design by Emporium Digital